quarta-feira, 29 de outubro de 2008

“Sinto Muito” - O livro de que se fala e bem



Lobo Antunes é um apelido pesado, mas Nuno, o filho mais novo de uma família de ilustres conhecidos e peritos em medicina ou nas letras ou em todas as áreas onde trabalham, apresenta-se em nome próprio de coração aberto. Médico neuropediátrico, que todos os dias lida com as mais difíceis situações clínicas de crianças com cancro, Nuno Lobo Antunes revela-se aqui enquanto homem e um homem profundamente humano, de uma sensibilidade atroz. Antes de pegar no livro tive oportunidade de ver o autor na Grande Entrevista com Judite de Sousa e ouvi-lo também na Prova Oral, programa que Fernando Alvim conduz diariamente ao final do dia na Antena 3. Não escondo que na Grande Entrevista me emocionei profundamente com alguns testemunhos. Não escondo também que no programa mais ligeiro e bem humorado de Alvim, me surpreendeu a segurança e determinação deste médico que já percorreu o mundo e que conta histórias passadas em tantas paragens que nos é impossível não o admirarmos. Tive medo de não aguentar o livro. De desistir por não ter forças de conhecer estas realidades tão duras. Mas o livro é incrivelmente bonito. Na introdução, o autor tem dois momentos chave que permite vislumbrar que as palavras que se seguem merecem ser lidas. Admite que há pessoas que não compreendem como ele consegue ir trabalhar feliz e fazer aquilo que mais gosta, que é cuidar das crianças, embora com situações complicadíssimas. Mais do que isso: a dada altura Nuno Lobo Antunes diz, face ao pesado apelido que ostenta, “Eu não sou de ferro, mas de vidro”. De facto, o que mais me agrada neste livro que estou a ler e tenho a certeza não vou deixar uma linha de fora, é essa gentileza do Senhor Doutor em mostrar-se em nome próprio, como alguém que sofre quando não consegue salvar uma vida, como alguém que faz tudo o que pode e dá tudo o que tem. Espero sinceramente nunca me cruzar com ele nalgum corredor branco de hospital, mas garanto a quem passar por isso: quem escreve assim, de alma aberta, é pessoa de confiança. O livro tem edição da Verso da Kapa e vai já na 4ª edição. Vale a pena ler e é por isso a recomendação de leitura do Vida Maravilha para esta semana.

Nenhum comentário: