quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Simplesmente, “Gosto de ti”


Neste capítulo de histórias infantis, é uma falha minha não ter ainda falado aqui de um livro que apaixonou completamente a princesa cá de casa. “Gosto de ti”, de Fernanda Serrano. Se há actriz portuguesa com quem eu simpatizo desde sempre é Fernanda Serrano, não só a nivel profissional, mas há algum tempo para cá a nível pessoal mesmo. Não a conheço pessoalmente, embora na minha condição de jornalista já tenha falado com ela mais do que uma vez. E de todas as vezes ela foi simplesmente verdadeira e genuina. E prova maior da sua personalidade foi o anúncio do problema de saúde que ultrapassou nos últimos dois anos, acompanhado de uma terceira gravidez completamente inesperada, mas que abraçou com a elegância extrema que nos habituou. Em Dezembro, quando a Fernanda Serrano lançou o livro infantil “Gosto de ti” coloquei-o imediatamente no meu compartimento metal de compras. Antes do Natal comprei-o e dei de imediato à princesa. Pensava que era uma história e o facto de ser apenas frases soltas confesso que acabou por me desencantar. No entanto, aquelas pequenas frases, escritas sobre a perspectiva dela enquanto mãe, ou pela voz do filho mais crescido, parecem ter cativado de uma maneira inexplicada a minha princesa. Todos os dias, bem posso levar livros novos e lê-los logo nessa noite, que a hora do conto da minha mais-que-tudo só está terminada quando leio os dois lado do “Gosto de ti”, como se fosse só mais um miminho de boa noite. Identifico-me também com aquelas frases, mas a criança cá de casa identifica-se ainda mais e se algum outro livro tem desenhos parecidos com este, diz logo que é a mãe ou o filho do “Gosto de ti”. Porque o livro é feito do amor que uma mãe tem pelos filhos e que os filhos têm pela mãe, não pode haver critica maior do que ser completamente absorvido por uma criança. É tão simples como dizer apenas “gosto de ti”!

Nenhum comentário: