quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Do dia de ontem




Depois, de na véspera, me ter deitado à meia noite, já com a mesa para 14 devidamente posta, bolo simples de iogurte e maçã para levar para a escola pronto e tudo mais ou menos orientado, ontem levantei-me às seis e meia da manhã. Antes de sair de casa para levar os miúdos à escola, com o bolo e velas e etc, etc, ainda fiz uma quiche para o jantar e estendi roupa para aproveitar o sol. Às nove estavam entregues e nós os dois (sim, o pai tirou o dia de aniversário da filha, porque senão saia de casa às 8h e só voltava pelas 21h, o que era uma grande chatice!) fomos beber café. Às dez estava na redacção e eram 15h30 estava a terminar uma reportagem. Voei para as escolas deles que tinha combinado apagar a velinha da M por volta das 16h. Ela estava tão feliz. Ela e o mano do meio e a mana crescida. Radiantes por estarmos juntos, na escola!. Pelas 17h fui levantar o bolo para a noite. Não estava propriamente muito bonito, ainda que os três tenham adorado e competido para ver quem tinha mais animais no prato, mas estava incrivelmente bom: massa de chocolate muito húmida e recheio de doce de leite. Além disso, a encomenda foi feita na véspera, mesmo em cima da hora, e só pela disponibilidade merecem o meu muito obrigada. Os miúdos adoraram comer a Quinta!!! Pelas 18h comecei a pilotar o fogão e para a mesa começaram a sair: salada de polvo, alheiras assadas, batatas fritas, queijos frescos, azeitonas, pimentinhos padrão, arroz branco, feijão preto e carne de porco frita em tacho de barro. Havia romã e uvas bem doces também na mesa. Para sobremesa só o bolo, porque até me esqueci de levar a gelatina, especialmente feita para a petizada, que ficou no frigorífico. Era outra vez meia-noite e já tinha a máquina da loiça a fazer, tudo arrumado na sala e na cozinha, porque se há coisa que detesto é acordar e pensar que passou um furacão pela minha casa. Hoje, na volta das escolas a mesma pergunta das três educadoras: “Correu tudo bem, ontem?” E eu sempre com a mesma resposta: “Sim, correu tudo muito bem, mas hoje tenho uma cabeça que nem lhe digo nada”.

E, o pior de tudo é que hoje tenho um dia comprido...

Nenhum comentário: