segunda-feira, 16 de julho de 2012

Hoje, a fada do dentinho vai voltar a voar...

Mas que ideia a minha de contar à miúda a historia da Fada do Dentinho com a ideia de que aparece um presentinho debaixo da almofada sempre que cai um dente? Sei que muitos pais não ligam, outros dão um chocolatinho e há quem substitua o dente perdido por uma moeda. Eu vivo intensamente cada fase de crescimento dos meus filhos, mas temo chegar à bancarrota antes de cair o primeiro dente a minha cria mais pequenota. A C ficou hoje com menos um dente, o quinto, e está feliz da vida, claro! Primeiro porque nesta altura da vida, cada dente que cai é a demonstração que se está mais crescido e todos os miúdos quem crescer, crescer e crescer mais. Depois porque sabe que vai ter um mimo, por mais insignificante que seja. Ontem, quando o dente estava só por um fio ao final do dia e dizia que nem a sopa podia comer, porque a colher tocava no dente e fazia doer (o que eles inventam...), relembrou-me todas as prendas que a amiga fada lhe deixou debaixo da almofada. “Lembras-te quando uma vez o embrulho era tão grande que não deu para ficar escondido debaixo da almofada, mãe?”, perguntava-me enquanto recordava o Bingo, o Jogo dos Macacos e sei lá mais o quê que já viajou de noite até àquela cama. Sabia todas as prendas de cor e sabia onde tinham caído os dentes. Saía mais barato dar um chocolatinho ou colocar 1 euro debaixo da almofada, e sobretudo saía menos trabalhoso, mas para mim ambas as coisas não fazem sentido. Primeiro, porque chocolates ou qualquer guloseima estraga os dentes, certo? E depois porque odeio conversas de dinheiro, pensar em dinheiro, mexer em dinheiro. Enfim, uma pancada como outra qualquer. A minha filha tem seis anos e não tem a mínima noção do custo das coisas. Para ela, um carro da Barbie custa tanto como uma bola saltitona, o que faz com que nas festinhas dos amigos fique muito indignada quando lhe digo que não posso comprar o último Nenuco que canta e faz xixi ao mesmo tempo e opto com um livro, uma t'shirt, um puzzle ou qualquer outra coisa mais em conta. Nunca lhe dei dinheiro para a mão para ir comprar gelados e tento ao máximo não falar do preço das coisas, ainda que lhe vá transmitindo que o dinheiro é fruto do nosso trabalho e, como tal custa a ganhar e não se pode desperdiçar. Tento sempre que faça opções: se quer uma bola de berlim na praia não pode comer um gelado depois de jantar, tanto pelo dinheiro como pela saúde. E vou levando a coisa assim. Mas hoje, hoje lá vou ter que arranjar maneira de me desdobrar, comprar um mimo, embrulhar e deixar com os meus pais que estão de férias com a pequenada toda. Ainda não sei bem como vou fazer isto, mas isso é outra história!


Uma coisa é certa: só pelo sorriso que ela vai mostrar quando acordar e descobrir o embrulho, tudo vale a pena. E eu adoro o lado sonhador e de pura fantasia que a infância tem. Adoro...

Nenhum comentário: