quarta-feira, 3 de abril de 2013

Uma dieta em 90 dias. Quem alinha?


Chegou-me há dias à minha mesa de trabalho e ando deliciada a folheá-lo. E sim, não me enganei e parece-me que “deliciada” é mesmo a palavra certa para descrever este novo livro de Alexandre Fernandes. O nutricionista já é conhecido de todos pelas suas inúmeras participações em programas de tv e eu rendi-me à sua maneira de ver a comida quando lançou, há coisa de um ano “Cascas, Talos e Folhas e outros tesouros nutricionais”, lembram-se? É aquele livro original que ensina a aproveitar tudo, mas mesmo tudo dos alimentos. Fantástico!!!
Neste novo livro, apresentado ontem, Alexandre Fernandes propõe que se “Emagreça sem sacrifícios” e promete resultados muito positivos em 90 dias, sem passarmos o calvário! A sério: não há fome nem desejos recônditos de comer chocolates às escondidas, porque estamos perante um plano alimentar deveras completo e, tem que se dizer, saboroso. O nutricionista substitui-se com este livro e eu, cada vez que leio mais um bocadinho, sinto que estou a falar com o próprio Alexandre. A linguagem é directa, sem rodeios nem palavras difíceis. Parte-se do princípio que para iniciar o processo tem que se querer e então, se queremos mesmo perder peso: vamos a isto. O truque passa por comer bem, mas mesmo bem e muitas vezes ao dia. Alexandre Fernandes deixa aqui os menus para cada um dos 90 dias, com pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, dois lanches para a tarde, jantar e ceia. Independentemente da nossa vida profissional, o nutricionista aconselha a não estar mais de 2 a 3 horas sem comer e dá-nos aqui muitas soluções variadas do pão à fruta para intercalar com as grandes refeições que devem ter sempre, obrigatoriamente, sopa.
Mas o autor não se limita a dizer que devemos comer isto ou aquilo, neste livro, ele dá mesmo as receitas e por isso é fácil seguir o recomendado, sem cairmos na desculpa do “não comi assim porque não sei como se faz aquele prato”. E as receitas, vão desde “Arroz de salsichas em couve lombarda” a “Feijoada de chocos” por exemplo. Ou seja, não vamos passar pela dieta típica de deixar de comer o que mais gostamos, vamos sim, aprender a comer de outra maneira, com outras quantidades e outras formas de cozinhar, menos calóricas.
Outra coisa que me convenceu a seguir este livro, e acreditem que estou mesmo a precisar de perder uns quilos que para aqui andam a mais, foi o facto de haver um plano nutricional para homens e outro para mulheres, porque temos de facto necessidades diferentes, por metabolismos diferentes.  O livro incentiva-nos a pesar e a medir, para no fundo controlarmos o nosso objectivo que é perder peso.
Mas desengane-se quem pensa que pode comer melhor e ficar de rabo no sofá. Para que o método seja mais eficaz, Alexandre Fernandes deixa-nos um conjunto de exercícios para pôr o corpo a mexer e queimar as calorias mais teimosas! Exercícios esses que podemos muito bem fazer em casa.
Eu estou convencida e começo o meu plano esta semana.
E já repararam como é este o timing perfeito para começar esta dieta? Daqui a 90 dias estamos a entrar em Julho, dias grandes e quentes que vamos querer passar na praia.

Um comentário:

Anônimo disse...

E então...afinal de contas, emagrecemos?

Assinado: Alexandre Fernandes :)