sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Livro do fim-de-semana - 13

Quase que hoje merecia a pena alterar o nome desta rubrica para "Livro para o fim-de-semana" tal é a antecedência com que publico esta sugestão! Mas, a verdade é que espera-nos um fim-de-semana cheio, com amigos, e tenho por isso medo que depois o tempo passe e seja eu quem não consiga passar por aqui. Aliás, esta era a minha dica de leitura da semana passada, mas com a azáfama da Festa do Lego que criei, não consegui ter tempo para escrever. "O Meu Avô", de Catarina Sobral, foi o último livro que comprámos cá para casa. Compramo-lo precisamente no dia da apresentação na livraria Ler Devagar, na LX Factory e fomos de seguida lanchar precisamente com os avós! Não sei se pelo passeio fantástico que demos, se pela companhia, precisamente, dos avós, se pelo simples título do livro, mas a verdade é que os miúdos deliraram com esta leitura. A cada página, gargalhadas bem sonoras e um acenar com a cabeça, dizendo que "não, o meu avô não é assim" ou um estridente "Sim, é verdade, o avô é assim". O avô dos meus filhos nunca teve uma loja de relógios, mas faz coleção deles. Tal como no livro acorda todos os dias cedo e também se cruza todos os dias com os mesmos vizinhos a quem faz questão de cumprimentar com afeto. O Avô dos meus filhos não escreve cartas de amor, o que é uma pena, mas já aprendeu umas coisas em alemão por causa da profissão. Mas o mais importante é que o avô dos meus filhos tem sempre tempo para os netos. Sempre. E isso não tem comparação!
Este é um livro simples, carregado de afetos e que conquistou facilmente a miudagem desta casa. A publicação é da Orfeu Negro.  
Fica a dica para mais um fim-de-semana de leituras!

Nenhum comentário: