quarta-feira, 12 de março de 2014

10 por 10 de Chakall

Fui busca-lo hoje aos correios, que ontem não estava em casa à hora do carteiro! Já o folheei do principio ao fim. Já me ri bastante com as mensagens que ele deixa em forma de "Dicas para a vida" e são deliciosas... ai se são! Já me inspirei e até fiz o meu almoço com base numa das receitas apresentadas. Estou a falar-vos do novo e precioso livro do chef argentino que melhor conhece Portugal. "10 por 10" marca o regresso de Chakall aos livros, depois dos tão bem sucedidos "Cozinha Divina", "Quatro Estações", "Portugal Revisitado" e "Natural by Chakall". Neste novo título "10 por 10", o chef volta a descomplicar aquilo que a cozinha possa ter de complicado (que nas mãos dele nunca é nada!) e revela-nos uma série de receitas para fazer em menos de 10 minutos e por menos de dez euros. Cada receita traz o valor total de custo e há muitas com menos de cinco euros, o que é fenomenal! Há receitas vegetarianas, e eu já fiquei de olho no Pão recheado com legumes, há receitas de peixe, onde encontramos uma tentadora lasanha de salmão com massa filo e espinafres, e receitas de carne, em que vou ter que experimentar muito, muito em breve, o mil folhas de alheira, beringela e brie. A ideia para o livro nasceu numa noite em que de repente, o chef Chakall viu a sua casa "invadida" por dez amigos, para quem cozinhou um jantar ultrarrápido e saboroso, com o que tinha no frigorifico. Aliás, com a simplicidade que lhe é conhecida e tão genuína, Chakall dá boas sugestões de como aproveitar sobras, como na Salada após grelhados!
Mas descansem os gulosos por doces, neste livro também estão belas sobremesas, onde as frutas ganham todo um novo protagonismo. Banana caramelizada com nozes e pinhões, Papelote de frutas do Pomar com vinho do Porto, Morangos em sumo de Manga, raspas de lima e gengibre, são apenas alguns exemplos de como podemos acabar uma bela refeição.
Neste livro divertido, descontraído e com belíssimas fotografias, como aliás é comum a todos os títulos do autor, Chakall mostra ainda um profundo conhecimento dos benefícios dos alimentos e não são raras as vezes que entre as receitas revela os efeitos que cada ingrediente pode trazer à nossa saúde. Porque se gostamos de comer, então que o saibamos fazer!
A edição é da Oficina do Livro e veio enriquecer ainda mais a minha estante de livros de cozinha. Adoro!
Já o podem encontrar numa qualquer livraria. Procurem!

Nenhum comentário: