segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Que dia tão feliz!

 
A ansiedade pela chegada deste dia era tanta que mal dormi! A verdade é que estamos todos, mas mesmo todos super entusiasmados com o inicio deste ano lectivo.
Para os meus três filhos só tenho um único desejo: que sejam felizes. Se eles forem mesmo (mas mesmo) felizes, não quero saber se são os melhores naquilo que fazem, se têm profissões importantes, ou não. Basta-me sabê-los mesmo felizes. E hoje, os três estavam muito felizes: todos começaram hoje a escola e todos têm uma professora nova. Mas, o motivo maior de tanta ansiedade foi o facto de o Francisco iniciar hoje a primária. Quero tanto que ele seja um miúdo (e adulto) feliz! E hoje foi. Vi-o tão feliz!
Tal como não trabalhei no dia em que a Carolina entrou para o primeiro ano, também há muito que tinha definido este dia como dia de férias para poder acompanhar o Francisco. Consegui ir a todas as salas, acompanhei cada um deles, mas estive muito mais tempo com ele, claro. Estavam programadas actividades na sala com o pais, o que não é novidade nesta escola, mas este ano, achei as actividades muito originais. A primeira consistia em escrever um recado para cada criança. Um recado que não lhes podemos dizer o que é e que ficou colocado em cada secretária, para que todos os dias o vejam. A ideia é que cada criança chegue ao final do ano e consiga ler o que lhes escrevemos.
Depois disso, foi entregue um balão a cada aluno, onde escrevemos o seu nome, para depois ser lançado em conjunto por todos os alunos do 1º ano. Eu adoro largada de balões e achei tão bonito este gesto. O Francisco apertou-me a mão com tanta força que sabemos os dois o desejo que pedimos quando olhámos os balões a fugir no céu. Foi mesmo aquele momento a puxar à lágrima que esta mãe é uma chorona, na verdade! Estou a falar de uma escola que é pública. Estou a falar de uma escola que tem mais de 600 alunos. Podia não ter preparado nada disto, mas preparou e preparou tão bem!
Voltei para casa de coração cheio e mais cheio ficou quando os fui buscar à escola e se agarraram a mim a contar todas as novidades. Tão bom!
É sempre tão especial o primeiro dia de escola, não é?! E eu acho que por aqui não podia ter começado melhor este ano lectivo.
Que seja um ano cheio de momentos bons como o de hoje...!

Nenhum comentário: