sábado, 3 de dezembro de 2016

Estudar. Estudar. Estudar.

Andamos em modo estudo. Foi assim no fim-de-semana passado, está a ser assim este fim-de-semana. Ora é português, ora matemática, inglês, história, ciências... Ora me foco na matéria do 5º ano, ora na do segundo, ora até no primeiro. São três com TPC, são três com testes, são três com dúvidas e anseios. Dá trabalho. Dá muito trabalho, mas ver a satisfação deles quando recebem os resultados e ultrapassam obstáculos é incrivelmente bom e tudo compensa. Não me lembro de os meus pais estudarem tanto comigo, sobretudo na primária. Não me lembro de lhes sentir esta constante preocupação. Hoje tenho a certeza que se não estudar com os meus filhos em casa, se não os acompanhar nos tpc, se não andar em cima com as datas dos testes, o que eles aprendem dentro da escola não chega para terem bons resultados. Provavelmente porque os programas são mais extensos. Porque os miúdos já sofrem de falta de tempo. Porque os métodos são outros. Por tudo isto misturado. A verdade é que por aqui eles estudam e estudamos todos nestes fins-de-semana que antecedem testes. E por isso, quero tanto as férias como eles!

Nenhum comentário: