domingo, 29 de janeiro de 2017

Herança literária


A miúda mais nova anda fascinada com o Universo "Anita". Anita sim, não Martine, que ela nem sabe nem sonha que a menina mudou de nome. Trouxe duas semanas seguidas livros da Anita da biblioteca da escola e quando a irmã mais crescida foi buscar os dois que tem no quarto dela, fui obrigada a lê-los de uma rajada! A coisa "piorou" este fim-de-semana, quando a minha mãe trouxe meia dúzia dos livros que tinha lá por casa quando era eu que tinha 6 anos! Parece a miúda que recebeu um autentico tesouro e na verdade foi uma herança... uma herança literária!
Eu era mega fã dos livros da Anita e ainda me lembro de algumas das histórias quase de cor. Como temos o mesmo nome, pais, avós e tios e padrinhos gostavam de me oferecer os livros e eu bem que sonhava que também sabia andar a cavalo, que viajava num balão e andava no balet! Lembrava-me de quase todos os títulos e capas, só não me lembrava, ou não tinha essa consciência, como os livros eram escritos, porque ao lê-los agora vê-se que são bem antigos. Têm um tom tão coloquial e certinho! A Anita tem os seus amigos, vai para casa da sua tia, a sua mãe faz-lhe um vestido... seu, sua, seus, suas!
Os diálogos, as descrições, ilustrações é tudo tão diferente dos livros que os miúdos têm agora à disposição, que se torna ainda mais divertido voltar a ler.
Para além dos livros da Anita, a minha mãe ainda trouxe outros, também da Verbo Infantil que eu já nem me lembrava que tinha. A Matilde esteve horas de volta dos livros. Viu um por um e eu sei que a semana vai ser toda de regresso à minha infância e lê-los um por um...

Nenhum comentário: