domingo, 9 de abril de 2017

Festivais Gastronómicos da Ericeira



A Ericeira está cada vez mais na moda e com iniciativas super giras que nos fazem ter cada vez mais orgulho de viver aqui. Custa muito ter que ir todos o dias trabalhar para Lisboa, cada vez custa mais, na verdade, mas também, cada vez me sinto mais feliz em regressar a casa. Esta semana a vila andou nas bocas do país por ter sido uma pastelaria daqui que venceu o prémio de Melhor Pastel de Nata de Lisboa (um assunto para outro post), mas quem veio de propósito Lisboa até cá, pôde ainda deliciar-se com mais um Fim de Semana de Festivais Gastronómicos.
No mercado da Ericeira, cozinham-se iguarias do mar e dão-se a provar a quem estiver disposto a isso, através de séries de Show Cooking. Participam vários e conhecidos chefs, o ambiente é super descontraídos e pode-se experimentar muito sem gastar nada! Não há desculpa para não ir!
Começou com dois fins-de-semana dedicados ao Ouriço do mar e continua com a Mostra da Raia (dias 22 e 23 de Abril), do Polvo (dias 13 e 14 de Maio), do Mexilhão (dias 27 e 28 de Maio), da Cavala (10 e 11 de Junho) e dos Percebes (dias 24 e 25 de Junho). Quero ir a todos, em especial ao da Raia, Polvo e Percebes.  Fui ao do Ouriço sobretudo pela curiosidade de experimentar Ouriços do Mar. Nunca tinha comido, apesar de estar a viver na Ericeira há 13 anos. Experimentei no sábado, ao natural. Não fiquei fã, mas fiquei feliz por ter experimentado, finalmente! Têm um sabor muitíssimo intenso e uma textura esponjosa, para um paladar como o meu.
Continuo a achá-los muito engraçados... no mar, não no prato!


Nenhum comentário: