terça-feira, 24 de abril de 2018

Qual a livraria mais bonita do Mundo?

Não é segredo para ninguém que eu adoro livrarias. Aliás, se um dia tivesse um negócio próprio seria com livros de certeza. Até podia não ser uma livraria tradicional, mas seria um espaço, onde os livros estariam em destaque. Onde todas as pessoas pudessem mexer nos livros à vontade. Onde se podia pegar, mexer e onde estariam em destaque numa decoração leve e colorida.
Ontem, a propósito do Dia Mundial do Livros, todos ou quase todos, enchemos as redes sociais com as imagens dos livros que andamos a ler. Eu não o fiz. No entanto, passei por um sítio virtual qualquer, já não me lembro onde, que perguntava: “Qual a tua livraria preferida?” e fiquei presa a essa pergunta.
Ainda que me seja difícil responder assim, a frio, houve duas que me apareceram logo na cabeça: A Bulhosa, onde adoro ir tomar o pequeno almoço e ficar ali a ver as últimas novidades; e a livraria Ler Devagar, no LX Factory, onde entro muitas vezes só por entrar, mas de onde saio sempre com um livro na mão.

Gosto de livrarias grandes, luminosas, onde nos possamos perder. Talvez por isso goste tanto, mas tanto, da feira do livro. Há melhor sítio para comprar livros?
Ainda no domingo passado, estivemos todos na Fnac e os miúdos já estão à vontade para se sentarem a ler um livro enquanto eu e o pai bebemos café! É tão saudável!
Em Portugal há uma livraria de que o mundo inteiro fala: A Livraria Lello e Irmão, no Porto, com a sua famosa escadaria adaptada nos filmes do Harry Potter. Também adoro, mas está sempre tão cheia que acaba por perder o interesse… Sempre que lá vou sinto os olhares todos a perseguir-me com a chamativa “Proibido Tirar Fotos”!
Pela internet fora, existem vários rankings das mais belas livrarias do mundo e há duas delas que gostaria muito de conhecer: a ultra moderna Livraria da Vila, em São Paulo, Brasil, que muito faz lembrar uma biblioteca citadina, e a Cafebrebía (livaria e café) El Péndulo, na Cidade do México (na foto), que tem árvores naturais a enquadrar as últimas novidades literárias. Quem conhece? Quem quer ir?

Agora digam-me da vossa justiça, qual o vosso sítio preferido para estar entre os livros? Afinal, qual é a mais bonita livraria do mundo? Dizem-me?

Nenhum comentário: